Funeral é a cerimônia de despedida para um ente querido logo após sua morte. Após o Funeral a urna (caixão) é enterrado ou cremado
É o local onde os mortos são depositados ou enterrados, também conhecido como sepultura ou túmulo. Existem vários tamanhos e formas que podem servir como uma homenagem póstuma para que a pessoa sempre seja lembrada.
Caso ocorra o falecimento de alguma pessoa próxima é sempre bom ajudar com algumas orientações.
Em primeiro lugar algum parente, preferencialmente de primeiro grau deverá se responsabilizar para juntar as documentações exigidas por lei para contratar o funeral. Encaminhar-se a uma delegacia de polícia mais próxima para registrar o B.O, a própria delegacia solicitará o recolhimento do corpo e emitirá uma declaração de óbito.
Algum parente, preferencialmente de primeiro grau deverá ir diretamente a uma delegacia de Polícia que enviará a Polícia Técnica ou Científica para verificação da morte. Depois, o corpo será recolhido ao IML (Instituto Médico Legal) que se responsabilizará pela sua liberação e pela emissão do atestado de óbito.
Antes de completar 24 horas de hospitalização
O médico responsável providenciará o encaminhamento do corpo para a necropsia, no IML (Instituto Médico Legal) ou no SVO (Serviço de Verificação de Óbitos) quando na cidade de São Paulo, órgãos que emitem a declaração de óbito após efetuarem o laudo cadavérico.
Após 24 horas de internação
O médico responsável poderá assinar a declaração de óbito no próprio hospital, desde que não haja nenhum impedimento legal. Cada caso será avaliado pelo médico responsável, que tomará as devidas providências legais, de acordo com seus princípios éticos.
• Certidão de nascimento, se for solteiro, ou certidão de casamento;
• Carteira de Identidade;
• CPF;
• Carteira Profissional ou Registro Profissional (no caso de profissional liberal);
• Título de Eleitor;
• Carteira de Reservista (para homens maiores de 18 anos);
• Cartão do INSS (para aposentados).
Documento necessário para o sepultamento, expedido pelas agências funerárias o qual deve ser solicitado pelo familiar mediante dos seguintes documentos do falecido: atestado de óbito, certidão de nascimento ou de casamento, carteira de trabalho ou carnê do INSS, cédula de identidade (RG).
É conveniente que o familiar leve documentação sobre o túmulo da família, se for o caso, e/ou documentação relativa a convênio funeral, se houver.
Para obtenção da certidão de óbito, também conhecida como "óbito definitivo", o funcionário da agência de contratação de funerais colherá os dados sobre o falecido, junto à pessoa contratante do funeral e encaminhará esses dados ao Cartório de Registro Civil do distrito onde ocorreu a morte. Depois de cinco dias úteis após esta providência, a Certidão de Óbito poderá ser retirada no cartório indicado, pelo familiar portador do canhoto da declaração de óbito.
Os Melhores Preços de serviços funerários começam a partir de R$ 1.500 reais para urnas infantis, para maiores informações ligue: (11) 5824-2275.