É isso mesmo, a cremação é o procedimento mais higiênico por se tratar de uma operação que evita a proliferação de doenças, especialmente quando a morte foi causada por doenças infecciosas, além de ser um processo 100% ecológico, pois não afeta o meio ambiente. Além de tudo, o processo contribui com a redução da necessidade de ampliação de novos espaços físicos. (construções de novos cemitérios)
Alguns povos utilizavam a cremação para rituais fúnebres. Os gregos, por exemplo, cremavam seus cadáveres por volta de 1.000 A.C. e os romanos, seguindo a mesma lista de tradição, adotaram a prática por volta do ano 750 A.C.
A Igreja não é contra a cremação; ao contrário, até a permite. Há casos em que a cremação é necessária devido a alguma doença grave do falecido ou no caso de falecimento fora de seu país e a família não teve condições de transportar imediatamente o corpo. Há também casos em que a pessoa desejava mesmo ser cremada.
No entanto, uma coisa precisa ficar clara: a cremação não deve ter fins supersticiosos, nem de uma crença que não condiz com a fé católica. O Catecismo ensina: “A Igreja permite a cremação, a não ser que esta ponha em causa a fé na ressurreição dos corpos” (n. 2301).
Fonte: Canção NovaO processo de cremação tem início com o armazenamento dos restos mortais em câmara fria por no mínimo 24 horas. Após esse período o corpo e a urna funerária (caixão) são incinerados a uma temperatura de 850ºC a 1.200ºC (Graus) em um dos fornos crematórios. Deste processo resultará as cinzas, e alguns fragmentos ósseos que na sequência passará pelo procedimento de resfriamento e moagem e depois será entregue aos familiares.
No processo de cremação, cada corpo é incinerado individualmente para não haver contato com restos mortais de terceiros, caso contrário, é considerado ilegal. Além de tudo, os equipamentos atuais foram projetados para acomodar um corpo de tamanho adulto por vez.
O processo de cremação resultará as cinzas, e alguns fragmentos ósseos que na sequência passará pelo procedimento de resfriamento e moagem. Os restos cremados lembram areia grossa e esbranquiçada. Os restos mortais de um adulto de tamanho médio geralmente pesam entre 1.000 e 2.000 gramas.
Na verdade, a única restrição à cremação é se houver morte violenta, o processo de cremação só poderá ser realizado se a família conseguir autorização judicial.